terça-feira, 1 de abril de 2008

1%


IVA baixa para 20%

Um nota previa; O primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou esta quarta-feira, 26 de Março, que o Governo vai baixar a taxa do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) para 20%, actualmente fixado nos 21%, com efeitos práticos a partir de 1 de Julho.

Ora bem, 1% de 100€ será 1€, certo?

Em 300€ de compras mensais que gasto, vou pagar menos 3€, hummm…
Mas se o leite, carne, peixe, Cerelac, carapaus com molho á espanhola e bacalhau com mentol aumentar (bens necessidade de luxo, porque na minha casa é tudo á babucha, é uma casa farta, já dizia o meu avó), sobre a média nacional que é igual ao défice de 2,26%, hummmm… bem, os 2,26% igual a parecido a 1%, vou pagar a mais de 6€ em 2008, pelos os 300€ que gastava em 2007, ou seja 306€, mas se subtrair a qualidade de vida e o preço do barril de petróleo que foi inflacionado a 30% desde do inicio do ano, e sempre antecipado nas gasolineiras Nacionais, sem contar com a renda de casa, essa também supra inflacionada 2x, uma por antecipação também e outra pelo o suposto aumento real, que nunca corresponde na percentagem mencionada, derivados aos descontos e o mais que houver, nas minhas contas, claro hummmm…

e...
há mais…

Este mês confirmei que dos 13% que desconto de IRS do meu ordenado, o mesmo aumentou para 14%, porque entrou em vigor a nova tabela de IRS para 2008, ora de 13% para 14% é igual a +1%, estou a descontar a +1% sobre o -1% da taxa do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), façam vocês as contas, certo migo Guterres, abraço ao Sócas!?

2 comentários:

me disse...

hehehe fartei-me de rir :D

JBrito disse...

E na têm piada nenhuma...