sexta-feira, 25 de julho de 2008

A importância de chegar a casa.



Meus amigos, vou resumir aqui um texto que li sobre “A importância de saber chegar a casa” do Mário Cordeiro um pediatra.

Os nossos dias, do dia á dia são complicadinhos e nadas fáceis falo por mim, e a Bruna, deve ter qualquer coisa a comentar também, então este senhor comentou de que muitas das birras e de muito problemas graves estes sociais e coiso poderiam ser evitados se os pais* conseguissem chegar a casa e dedicarem inteiramente ou seja a 101% aos seus filhos, e aqui amigos é que vêm a parte impressionante, durante 10 (míseros) minutos.

(pausa para reflexão)

Independente da idade do fedelho, (ao final do dia os filhos têm tantas saudades dos pais e têm uma expectativa tão grande em relação ao momento da sua chegada a casa que bastava chegar e largar a mala o telemóvel e ficar inteiramente e exclusivamente disponível para as pestes, para os saciar.
Passados dez minutos as crias, elas próprias deixam os pais naturalmente e voltam para as suas brincadeiras.)

A ideia destes dez minutos de atenção exclusiva servem para os tranquilizar, para eles sentirem que os pais também morrem de saudades deles e que são uma prioridade absoluta na sua vida (se assim for). Claro que os dez minutos podem ser estendidos ou até encurtados conforme as circunstâncias do momento ou de cada dia.

A ideia era que haja um tempo suficiente e de grande qualidade para estar com os filhos e dedicar-lhes toda a atenção que merecem.

(Por incrível que pareça esta atitude de atenção exclusiva e de deixar tudo, têm como efeitos quase como imediatos e facilmente verificáveis no dia-a-dia.)

Mas meus amigos isto não é fácil e digo por experiência, chegamos cansados, borrados, exaustos e coiso, com a agravante de nervos e stress acumulado, e a ainda a falta de atenção ou disponibilidade para estar com os filhos, (dá origem a uma espiral negativa de sentimentos, impaciências e birras.)

(Por outras palavras, uma criança que espera pelos pais o dia inteiro e, quando os vê chegar, não os sente disponíveis para ela, acaba fatalmente por chamar a sua atenção da pior forma. Por tudo isto e pelo que fica dito no início sobre a importância fundamental que os pais homem têm no desenvolvimento dos seus filhos, é bom não perder de vista os timings e perceber que está nas
Nossas mãos fazer o tempo correr a nosso favor.
)

Para os papas que conheço, para futuros papas, paras a madrinhas ranhosas mas lindas, manas e o raios os parta a todos que me conhecem e deixam de conhecer, aconselho-vos a não 10MINUTOS, mas sim 13MINUTOS, superem as vossas expectativas, se querem marcar (opcional) uma presença nas nossas crias lindas dediquem-se.

Isto meus amigos é serviço público.
Aquele abraço.
* Pais, PAI e MÃE, ok?

p.s. parte do texto retirado (Boletim de Julho da Acreditar)

1 comentário:

Anónimo disse...

Ora aqui está um "artigo" que não podia deixar de dizer alguma coisa...como mãe e como tua amiga, concordo perfeitamente com aquilo que dizes e q o pediatra diz!! Se conseguirmos dar atenção, temos q conseguir, é isso que faz a diferença entre os pais e as outras pessoas perante a criança!É a nós que ela tem q querer e nós a ela. Se estamos cançados e afins, repira-se fundo e tudo já passou só de olhares bem para o teu filho...lindo lindo lindo!!

A mãe babada
CF