quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Sexta-Feira 15 Fevereiro, parte II

Isto anda complicado, mas consegui acabar a segunda parte, as minhas desculpas a todos, mas aqueles vendedores da minha Companhia que fazem questão de complicar a minha vida e por defeito desgraçam-se a eles próprios e á suas promissoras carreiras profissionais na mesma, que me obrigam a regressar a casa ás 04:00 da madrugada, retirado toda a piada em anos que regressava das “night’s”, á mesma hora e ligava a TV com entusiasmo para ver as Televendas, acreditem ou não eu delirava com aquilo, acho eu!?

Bem contudo e sem nada cá está a parte II da minha Sexta-Feira 15 Fevereiro.

Sexta-feira 15 Fevereiro 2008, 15 horas, Sintra, Praia Grande, na Esquerda do Morto, Noroeste de 2 metros com vento franco de sul, maré a vazar, para o conjunto destas condições, espaço e tempo, uma palavra ÉPICO.
Já não tinha um surf daquela qualidade já algum tempo, mas não parou por ali no dia seguinte BAM!!, outra classe, outra praia, outras condições, mas isso será outra história uma coisa de cada vez, se faz favor.

Agora tentem Imaginar, ou melhor por momentos imaginem-se na minha pessoa, nem sempre seria uma experiência agradável, mas prometo que terão essa oportunidade também, saio do trabalho já programado e orientado para a Praia Grande, graças a várias fontes de informação de surf que existem na internet, abençoada sejas, temperatura de 20º graus com ansiedade de miúdo de 10 anos á espera da meia noite para abrir as prendas de Natal, o estômago aos saltos se tivesse ali um cão, o bicho começava a ladrar, derivado ao fedor da Adrenalina já ela espalhada nos rins.
(Só para que se saiba, A adrenalina ou epinefrina é um
hormônio, derivado da modificação de um aminoácido aromático (tirosina), secretado pelas glândulas supra-renais, assim chamadas por estarem acima dos rins. Em momentos de "stress", as supra-renais secretam quantidades abundantes deste hormônio que prepara o organismo para grandes esforços físicos, estimula o coração, eleva a tensão arterial, relaxa certos músculos e contrai outros.)
Olho para pequena e imensa Praia Grande de norte a sul e a sul na Esquerda do Morto (1), mais propriamente entre a Praia da Adraga e Praia Grande, e obviamente mais do lado da Grande uma onda de esquerda (2) quase prefeita, com meia dúzia de Manés lá dentro.
Vesti o fato e num zip-zap com aquecimento incluído, pois a idade não perdoa, estava dentro de água, com remadas vigorosas, depressa coloquei-me no Out-side (3), posicionei-me no local, posicionei-me no “pico”.
Olhei para terra para me posicionar geograficamente e…
Caraças que imagem…
Que pequenino sou, o tamanho e altura daquelas rochas, que tocam no céu azul, que terminam ali, ali mesmo a metros do areal, e que em tempos as mesmas foram o chão onde Dinossauros andaram por ali também, nas suas vidas atarefadas, e não digo isto em forma figurada, existem pegadas dos bicharocos.
Lá estava eu a uns 150 metros da linha da água ou da praia, água essa de uma cor verde, verde puro e transparente e fresquinha também e céu limpo.
Dando prioridade aos demais, a outros surfistas os manés, esperei a minha vez e daí a recompensa, por quem espera sempre alcança, lá vem a “minha” a minha onda de esquerda, começo o processo de “apanhar a onda”, puxo o coirão para frente da prancha, remo com precisão para a linha da arrebentação, passa para tracção traseira, Pés de Pato em full power, saco um daqueles Take-off (4) posição em Drop-Knee (5) viro para dentro, para esquerda, coloco a prancha naquela parede verde translúcida, com a mão esquerda a tocar-lhe suavemente no pêlo, a onda essa, com uma força e som da natureza pura de “metrão”, (uma onda com mais de 1 metro), mais uma vez olho para aquelas rochas para a praia e para… bem a junção das imagens, fica uma coisa surreal!?


Bem como não fotografei fica aqui a ideia, com a ajuda do meu amigo Paul Roach numa situação muito semelhante tirando a praia, tirado a cor da agua, tirado a altura das rochas enfim, eu disse que era parecido, certo!? um forte abraço ao Carpinteiro da Califórnia USA;


AMO esta modalidade o BODYBOARD, amo o Surf, amo a Natureza, amo sim senhor, mas não mais que tudo na vida, para tal já está preenchido esse espaço.
E vocês sabem que é, V&B.


Como nem todos usam este tipo de "linguagem" fica aqui as legendas
(1) Esquerda do Morto, diz que em tempos houve um naufrágio e veio dar á costa vários “Mortos” aquela zona específica da Praia Grande.
(2) Esquerda, vista da praia é uma onda quando rebenta e maioria da sua parede é do lado direito e a espuma para o lado esquerdo.
(3) Out-Side como o nome indica fica, lá fora, por detrás da linha de arrebentação das ondas .
(4) Take-Off , arrancar, iniciar, descer a onda.
(5) Drop-Knee, posição especifica da modalidade BoyBoard, como o nome indica é descer a onda com um joelho na prancha e o pé no “nose/nariz” da m
esma.

Sem comentários: